quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Provence :)


Parte 1 das férias! Gente, está grande! Mas juro que vale a pena! rsrsrs

Madrugar no sábado, Gare de Lyon, e trem para Marseille! Chegando lá, pegamos o carro (uma Mercedez! Me segura! Hahahaha!). Almoçamos por lá (onde encontrei o Sevane, que trabalha na Natura ... gente! Não dá pra fazer nada errado nessa vida não ... mundinho pequeno!), e fomos para Cassis ... amei a cidade! Quero voltar! (perdi a viagem com as xuxolitas ... rsrs). E de lá, Aix-en-Provence.

No dia seguinte, fomos para St Remy ... cidade fofíssima!!! Almoço em um resto super gostoso, comida espetacular, doces incríveis, e ambiente delicioso: L’Aile ou la Cuisse. E dá-lhe vinho rosé! Porque o calor em Provence, não é pouco não! Mas na água, óbvio que a família Vieira não fica. Rsrsrs. Na saída da cidade, passamos por Glanum, uma cidade medieval destruída pelos godos. 


Feirinha!



L’Aile ou la Cuisse



Glanum












E dali, fomos para Les Baux de Provence,  com visita ao castelo (lindo) e a Carriere des Lumieres ... sem palavras! Ca, te devemos essa. Um lugar incrivel, que existe hoje porque dali eram retiradas pedras para as contruções da região, e assim foi se abrindo um caminho ... e hoje, é feita uma projeção de imagens nas paredes ... sensacional! Uma paz! E para quem tiver a oportunidade, o lugar é alugado para eventos! Recomendo! E Por favor, me convide! Rsrsrs

Château des Baux


Ai gente ... fiquei presa de verdade!
Nada legal! rsrsrs



Carriere des Lumieres








Na 2ª, pegamos o dia pra passear por Aix, e aproveitar as lojas abertas :D Para o jantar, queríamos um puuuuta resto! Porque até agora, Ain tinha sido uma decepção gastronômica. Então tá bom! Escolhemos o Côté Cour, do chefe Ronan Kernen, que participou do Top Chef 2011. Meu! Incrível! O lugar é um espetaculo! O teto abre ... e a noite estava linda! Comida incrivel! E um atendimento fora do normal!











3ª, deixamos Aix, e fomos pra Gordes. Era o dia da feira na cidade, então tivemos a experiência obrigatória da Provence (cada cidade tem um dia de feira ... tem que ver uma pelo menos!) E depois ficamos andando pela cidade que é uma delícia .. e linda! Almoçamos em um resto cuja especialidade é peixe, bem gostoso! Le Loup Blanc. E compramos os chapéus ... cara de Provence! (que eu já perdi, mas td bem! Segue o jogo!) Passamos pelo Village des Bories, aldeia com contruções em formato de colméia com pedras secas ... super interessante! Faltou a Abbay de Sénanque :s e o jantar no Le Mas Tourteron













De lá, fomos para Lourmarin, para o nosso hotel, Le Paradou ... e momento tenso da viagem: quarto sem ar condicionado ... no calor de 35º! Ouch! Por favor, imaginem a reação do Seu Dadá! Endim! Deu td certo ... trocamos de quarto no dia seguinte! Rsrs. Passeamos pela cidade, e jantamos numa pizzaria fofa do centrinho, muito boa, e que era o point do lugar! Pizzeria Nonni.







4ª, o passeio para ver as lavandas! Mami já estava ansiosa! Rsrs. Pegamos a rota Manosque – Valensole, que é para guiar e passar pelos campos de lavanda. SEN-SA-CIO-NAL!!! Lindo demais! E dali, fomos almoçar no restaurante do Alain Ducasse, La Bastide de Moustiers, em Moustiers – Sainte – Marie. Reservei com antecedência e recebi 3 ligações de confirmação do restaurante ... ou seja, nem tente ir sem reserva ... pq não passa do interfone! Após uma perdidinha básica, chegamos no lugar, que é também um hotel. Começa pelo lugar ... lindo! Vista incrível! E começa o espetáculo do almoço ... tudo era impecável! Um porco sensacional (que vinha todas as partes do porquinho), um vinho delicioso! Passei a mesa de queijos, mas os 3 comeram, e adoraram. Sobremesa incrível! Experiência que vale a pena!!! Em homenagem ao niver da Cazinha! ;)






La Bastide de Moustiers

Voltamos pro hotel, eu e a Gabi fomos tomar um solzinho básico, mami e papi foram dar uma volta, e a idéia era ficar no resto do hotel mesmo, Bamboo Thai, pq estávamos sem fome ... só bebíamos alguma coisinha. Chega o cardápio ... menu thai, uma coisa mais incrível do que a outra. Resultado: 2 garrafas de vinho rosé, entrada (camarão empanado e rolinho primavera), prato principal (fried rice, e papi se deliciando no pratos apimentados para thais) e sobremesa (sorvete de coco) ... a gente não sabe brincar! Rsrsrs.



5ª, de manhã fomos ao castelo de Lourmarin. Muito legal! Hoje pertence a Escola de Artes de Aix ... inclusive, tinha uma apresentação de violino quando fomos. E a tarde fomos para Arles (faltou um dia para Roussillon). Cidade incrível! Chegamos na hora do almoço, e começamos a procurar um lugar simpático pra comer. Como a família tem o olho treinado, achamos um bistrot incrível! A Coté, do chef Jean-Luc Rabanel. E depois, fomos ao anfiteatro, onde acontecem as touradas (passo!), mas vale pela construção.












Voltamos pra Lourmarin, e fomos passear pela cidade. Fato, decisão certa de ter ficado numa cidade pequena: ruazinhas fofas, cheias de barzinhos e restos, super gostoso de ficar andando, e achar algum lugar pra beber ou comer alguma coisinha. Próxima vez em Provence, quero ficar em Gordes. E pra terminar, mais um jantar thai! Hehehe ...

Na 6ª, fomos pra Avignon. Era a época do festival da cidade ... panfleto saindo pelas janelas!!! Rsrsrs. Gente fantasiada por todos os cantos ... interessante. Fomos a Pont St-Bénézet e o Palais des Papes ... lindo! E depois, andamos um pouco pela cidade, antes de pegar o trem de volta para Paris ... com a chuvinha e o verão de 18º! Hehehe






A arquiteta da casa se diverte!














Resumo? Viagem que deixa saudades!!! Pelo lugar, pelas experiências, pelo que faltou conhecer, e pela family que sempre me diverte, e de quem já estou com saudades! :)

Um comentário: